Transtornos de Aprendizagem




Neuropsicologia no Mundo da Lua




O que é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade?

É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Quais são as causas do TDAH?

Os portadores de TDAH têm alterações na região frontal e nas suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano e é responsável pela inibição do comportamento, pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.

Existem causas que foram investigadas para a ocorrência dessas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões como a hereditariedade onde se tem uma predisposição ao TDAH, substâncias ingeridas na gravidez como nicotina e álcool que podem causar alterações em partes do cérebro do bebê, problemas no parto que ocasionou sofrimento fetal, exposição a chumbo e problemas familiares que não causam, mas podem agravar o quadro.

Quais os sintomas apresentados pelos portadores do transtorno?

As crianças com TDAH apresentam dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. Elas são facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos internos. Quando se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranqüilas. Isto ocorre porque os centros de prazer no cérebro são ativados e conseguem dar um "reforço" no centro da atenção que é ligado a ele, passando a funcionar em níveis normais. O fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH.

Os adultos podem apresentar sintomas como instabilidade de humor, problemas no trabalho, dificuldade nas relações interpessoais, depressão, abuso de substâncias químicas e comportamento de risco como decorrência das dificuldades originadas por esse transtorno. Podem ocorrer também problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória e podem apresentar dificuldade em avaliar seu próprio comportamento.

Quem possui TDAH pode desencadear outros transtornos?

O quadro de TDAH pode esta relacionado a transtornos comórbidos como depressão, transtornos de ansiedade e de aprendizagem, é importante que o diagnóstico possa ser feito o mais breve possível, pois assim o auxílio psicoterápico poderá focar não só os sintomas do quadro de TDAH, como também fazer um trabalho de prevenção primária a respeito de sintomas secundários ao problema central.

Como a Neuropsicologia pode contribuir para quem possui o transtorno?

A avaliação neuropsicológica das funções nervosas superiores permite ao profissional traçar um plano de intervenção adequado para habilitação e reabilitação das funções psíquicas. Dessa maneira, a avaliação neuropsicológica se estrutura de modo a explorar a integridade funcional do cérebro que é demonstrada através do nível de desenvolvimento manifestado através do comportamento.

Por meio da avaliação neuropsicológica é possível conhecer quais funções cognitivas estão comprometidas e quais estão preservadas, além de auxiliar no diagnóstico diferencial e no planejamento do tratamento.

Assim é possível fazer um levantamento da maneira como o paciente lida com as suas funções cognitivas, quais fraquezas e quais recursos cognitivos possui para se criar estratégias a fim de minimizar o impacto que este quadro clinico pode trazer.









Dislexia




Dislexia é caracterizada pela dificuldade em aprender , em codificar palavras, influenciando diretamente na fala e na leitura, ou seja, os disléxicos tem muita dificuldade em ler, decorar textos. Se não for feito um diagnóstico preciso, poderá ser tida como: déficit de atenção e hiperatividade.


A etiologia da doença é genética, e também vem sendo estudada a exposição do feto a doses exageradas de testosterona, hormônio masculino, durante a sua formação in-útero no ramo de estudos da teratologia; nesse caso a maior incidência da dislexia em pessoas do sexo masculino seria explicada por abortos naturais de fetos do sexo feminino durante a gestação. Contudo, a causa da doença é física - química.

Não há cura para os disléxicos, no entanto existem tratamentos, um deles é o medicamentoso que auxilia na aprendizagem. A pessoa pode ter qualidade de vida fazendo tratamento adequado (medicamentoso /psicoterapia).


Quais são os sintomas que indicam que uma pessoa tem dificuldades na área de aprendizado? Com que idade eles aparecem?

Desde muito cedo a criança pode apresentar sinais relacionados com dificuldades na alfabetização, aos quais os pais e profissionais devem ficar atentos. São eles: demora em começar a falar; continuar falando como bebê até mais tarde; não compreender direito o que os outros estão conversando; no jardim de infância e pré-Fundamental não consegue pronunciar corretamente determinados sons de palavras e não reconhece a forma escrita que corresponda à primeira letra do seu próprio nome; e a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental ficam evidenciadas as dificuldades para aprender a ler e escrever.

As aptidões e os impedimentos são os mesmos para todos os disléxicos?

A dislexia é uma dificuldade localizada e especifica com características que trazem obstáculos na linguagem expressiva e receptiva, na leitura e na escrita e, às vezes, em matemática ao portador. Por isso, ele não desenvolve de maneira eficiente sua consciência fonológica - a percepção de que determinada letra, sílaba e palavra escritas representam sons específicos da fala. Esta dificuldade se apresenta de forma individualizada em níveis de gravidade - leve, médio e grave - e com relação a específicas habilidades e níveis de inteligência (Q.I.). Há comorbidades - coexistência de transtornos - que também podem estar associadas à dislexia, como, por exemplo, certas dificuldades visuais que interferem no processo de aprendizagem.

De que modo o aspecto emocional de uma criança disléxica pode ser afetado? Ela se sente frustrada ao ver que está ficando para trás na escola?

Como o aspecto emocional permeia a aprendizagem, quando o disléxico não é diagnosticado apropriadamente e assistido através de metodologias que não o tornem capaz de aprender, ele pode ter frustrações. A desaprovação constante em casa, na escola e na sociedade, as notas baixas, as advertências e reprovações, levam o portador, muitas vezes, ao abandono escolar. Essas atitudes comprometem sua auto-imagem e auto-estima, podendo guiá-lo a descaminhos sociais, a contestação das leis e ao risco de inserção nas drogas e na criminalidade.

O disléxico tende a se afastar do convívio social?

Os que não são devidamente atendidos e tratados, sim. O indivíduo disléxico cresce pensando ser o que os outros dizem que ele é e devido à ignorância e ao preconceito ele acaba sendo taxado de preguiçoso, desinteressado ou ‘burro’. Com isso, ele passa a desacreditar dele mesmo, ficando vulnerável e predisposto aos desvios de conduta.

Quais atitudes devem ser tomadas quando a dislexia é evidenciada?

Primeiramente, as dificuldades do disléxico precisam ser analisadas por um profissional capacitado em avaliação e reeducação das dificuldades de aprendizado. Em seguida, o portador deve ser encaminhado para uma complementação diagnóstica com um neurologista, e com especialistas que cada caso específico possa requerer.

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