Neuropsicologia




O Universo da Neuropsicologia

Um Caminho para uma vida saudável



Atualmente a grande parte da população que procura um Neuropsicólogo vem encaminhada por Psicólogos, Psiquiatras e Neurologistas. Essa população de pessoas que sofreram algum tipo de transtornos ou sequelas é a grande maioria, entretanto existe uma pequena parcela que procura o Neuropsicólogo por preocupações de desempenho cognitivo, como por exemplo, um esquecimento, ou uma falta de concentração em atividades, gerando assim um campo que poderia ser chamado como "Neuropsicologia Preventiva".

Neuropsicologia é a ciência atual para o tratamento de crianças, jovens, adultos e idosos. Estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Busca localizar as lesões cerebrais, responsáveis pelos distúrbios específicos de comportamento e permitir uma melhor compreensão das funções psicológicas complexas.

A avaliação neuropsicológica das funções nervosas superiores permite ao profissional traçar um plano de intervenção adequado para habilitação das funções psíquicas de crianças e reabilitação dos pacientes com lesão cerebral ou trauma. Dessa maneira, a avaliação neuropsicológica se estrutura de modo a explorar a integridade funcional do cérebro que é demonstrada através do nível de desenvolvimento manifestado através do comportamento.

Por meio da avaliação neuropsicológica é possível conhecer quais funções cognitivas estão comprometidas e quais estão preservadas, além de auxiliar no diagnóstico diferencial e no planejamento do tratamento.

O tratamento neuropsicológico possibilita a habilitação ou reabilitação da percepção, atenção, concentração, memória, orientação viso-espacial, linguagem, inteligência entre outras funções.

Com este intuito o neuropsicólogo determina para cada função avaliada a melhor bateria de testes neuropsicológicos a ser utilizada, específica e única para cada disfunção ou área do cérebro comprometida e para o perfil do paciente.

Muitas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, concentração, hiperatividade necessitam desenvolver sistemas funcionais, de recepção de informações, processos associativos e planejamento de ações e do pensamento, para dinamizar o processo de aprendizagem.

A Reabilitação Neuropsicológica desenvolve e aplica recursos objetivando melhorar a capacidade de pacientes que tenham sofrido lesões no Sistema Nervoso Central tanto decorrente de traumatismos cranianos ou acidentes vasculares como de processos degenerativos (Demências, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson entre outras), de modo a terem uma vida mais autônoma e satisfatória.

Os pacientes se beneficiam do tratamento neuropsicológico na reabilitação das funções, pois muitas vezes as capacidades cognitivas e emocionais se perdem ou são afetadas, interferindo no comportamento desses pacientes. O tratamento visa à reabilitação das funções e a adaptabilidade dos indivíduos à sociedade.